Treinar a Liderança

Formulário de pesquisa

Treinar a Liderança

Treinar a Liderança

Porque as pessoas são todas diferentes, bem como as suas formas de aprendizagem, Luís Sítima, senior partner da Korn Ferry Hay Group e diretor do Programa Avançado de Liderança resolveu expor o seu Modelo de Liderança de duas formas: num livro técnico, o "LEADERS handbook", e num romance de mistério e ação, "A Corporação Invisível".

O Modelo LEADERS é o corolário de quinze anos de investigação sobre Liderança, Gestão de Pessoas e Mudança que Luís Sítima, diretor do Programa Avançado de Liderança, tem desenvolvido, resultado da sua experiência académica e profissional.

 

O LEADERS é um modelo de liderança e desenvolvimento individual que pretende ajudar as pessoas de uma forma consistente e integrada num processo de auto-reflexão sobre as suas skills de liderança, na compreensão do contexto onde se inserem ou como podem usar essas skills para fazer a diferença. É um guia prático de ação, que permite às pessoas definir e implementar um conjunto de ações que, no seu dia-a-dia, as faça atuar melhor enquanto líderes.

 

A liderança sempre foi o motor de desenvolvimento de qualquer sociedade. Hoje o mundo é mais global e digital e está efetivamente a mudar. E essa mudança é cada vez mais acelerada. Vivemos um ritmo de inovação sem precedentes, em que para que um produto chegue a 50 milhões de pessoas já não são precisas décadas. anos ou meses, mas apenas alguns dias. O mundo tornou-se mais incerto e imprevisível o que faz com que Antecipar seja cada vez mais mais difícil, tornando o exercício da liderança mais exigente.

 

Mas, de acordo com Luís Sítima, a liderança está ao acesso de todos. "É algo que se treina. Antecipar, inspirar e entregar é algo que todos podemos fazer na vida profissional, na vida familiar ou em atividades sociais. A diferença depois está na forma como o fazemos. Se o fazemos de forma consistente e integrada ou não. Exercer estas responsabilidades não é uma questão de formalismo ou hierarquia e muito menos um dom."

 

Foi com base nesta necessidade de desenvolvimento que Luís Sítima criou o Modelo LEADERS, que aplica nos programas de Liderança que coordena, na Porto Business School. Um modelo que, ao contrário de modelos habituais, combina as três variáveis que têm impacto na eficácio da liderança:  o skill set individual - os comportamentos; o contexto em que nos inserimos a forma como interagimos com esse contexto.

 

Uma perspetiva sistémica que olha para a liderança sobre estes três pilares: o indivíduo, o contexto e a acção. Com o modelo LEADERS, Luís Sítima tenta responder a três questões: que tipo de skill set é importante desenvolver, que enablers e que barreiras existem ao contexto e como desenvolver um plano de ação das suas skills para ultrapassar as resistências do contexto.

 

Para criar o Modelo LEADERS, Luís Sítima reuniu um conjunto de comportamentos que todos os líderes, por mais diferentes que sejam como pessoas, acabam por demonstrar. O trabalho de investigação passou pela análise de um conjunto de perfis de liderança presentes em várias organizações mundiais, bem como as suas tendências de evolução para fazer face aos novos desafios dos negócios e dos mercados. E não foi preciso muito tempo para convergir para um conjunto de comportamentos que são comuns.  

 

E porque as pessoas são todas diferentes, bem como as suas formas de aprendizagem, Luís Sítima, resolveu expor o seu Modelo de Liderança de duas formas: num livro técnico, o "LEADERS handbook", e num romance de mistério e ação, "A Corporação Invisível".