Até onde nos leva o MBA?

Formulário de pesquisa

Até onde nos leva o MBA?

Até onde nos leva o MBA?

Ana Milheiro de Azevedo chegou recentemente ao marketing da NOS Comunicações. No percurso profissional soma uma licenciatura em Arquitetura e experiência em consultoria em várias empresas. Para a arquiteta existe um antes e um depois do MBA Executivo da Porto Business School. 

Ana Milheiro de Azevedo estava a frequentar o MBA Executivo da Porto Business School (PBS) quando surgiu a oportunidade na área da gestão e marketing de uma das maiores empresas em Portugal. 

 

A arquiteta de 36 anos, natural de Espinho, integra atualmente a equipa de Direção de Marketing, onde é responsável pela Gestão de Valor da Base, do Segmento Grandes Empresas da NOS Comunicações. 

 

“É impressionante perceber o que éramos antes de começar o MBA e o que somos no final, porque nos ensina ferramentas para melhorarmos a nível pessoal, a nível de apresentação, a nível de postura, entre outros, mas também nos ajuda a fazer uma introspeção, delinear o que nós gostaríamos que fosse a nossa vida e quais são as nossas ambições”, conta. Ana Azevedo quis mais. Quis saber mais sobre a gestão de negócios, depois de nos últimos anos ter trabalhado como consultora para empresa do setor automóvel, da banca e da administração pública. 

 

O MBA trouxe-lhe competências a vários níveis. “As estruturas organizacionais são cada vez mais flat e, portanto, diferentes competências em diferentes áreas também nos permitem esta flexibilidade para depois transitar por áreas distintas dentro da mesma empresa ou até em empresas diferentes”, afirma.

Liderar no mundo de homens 

Com uma formação de base em Arquitetura - o que não é assim tão comum nos alunos de MBA - Ana Azevedo não sentiu que isso fosse um entrave para ter sucesso. “Depende de cada um de nós como é que utilizamos as nossas diferenças. Senti sempre que o meu background trouxe uma visão distinta de quem tem um perfil de engenharia, economia e gestão e isso, no final do dia, só enriquece o nosso trabalho”, afirma. 

 

Ana Azevedo assume-se como uma arquiteta num universo masculino, sendo que o rácio atual dos alunos do MBA Executivo da Porto Business School é de 80% de homens para 20% de mulheres. À luz destes dados, a formação para executivos parece ser ainda um reflexo da realidade empresarial. Segundo dados estatísticos recentemente revelados pelo Eurostat, na União Europeia só 1/3 dos cargos de gestão são ocupados por mulheres. Para inverter esta tendência, a Porto Business School está a implementar um programa de incentivo à participação de mulheres no MBA Executivo. 

 

 

Porquê um MBA? 
 

O MBA é um ponto de partida para evoluir na carreira, encarar novos desafios e fazer a mudança acontecer, tal como aconteceu a Ana Azevedo, que passou de arquiteta a gestora numa das maiores empresas em Portugal. O programa está desenhado para que gestores com diferentes backgrounds tenham uma base de conhecimento comum e possam adquirir competências em áreas como estratégia, marketing, finanças e desenvolvimento organizacional. Para além disso, são também trabalhadas competências como a liderança, a negociação e a comunicação.

 

 

Experiências fora do país preparam gestores para desafios da internacionalização 
 

O MBA Executivo inclui uma semana internacional e um programa intensivo em duas escolas de negócios de referência a nível mundial. Os programas destas semanas incluem aulas, visitas a empresas locais e ainda experiências fora do campus. 

 

A experiência fora do país no âmbito do MBA foi uma mais-valia para Ana Azevedo. Além de aumentar a rede de contactos, teve oportunidade de conhecer a realidade empresarial de outros países. Na Europa, através de um programa de imersão na IE Business School, em Madrid, e nos Estados Unidos, na McCombs School of Business, na Universidade do Texas, em Austin, no âmbito da semana internacional.  

 

 

Os dois programas de MBA da Porto Business School – o MBA Executivo e o The Magellan MBA -  são acreditados internacionalmente pela European Foundation for Management Development (EPAS/EFMD) e pela Association of MBAs (AMBA), integrando assim um grupo restrito de 200 das melhores escolas de negócio internacionais. O MBA Executivo da Porto Business School foi considerado um dos melhores programas de MBA Executivo da Europa pelo Financial Times, em 2016. 

 

As candidaturas ao MBA Executivo terminam no dia 14 de julho.