" Saber usar bem a tecnologia é um desafio à Humanidade"

Formulário de pesquisa

" Saber usar bem a tecnologia é um desafio à Humanidade"

" Saber usar bem a tecnologia é um desafio à Humanidade"

Investigadora, Professora, líder do departamento de Machine Learning de Carnegie Mellon University (EUA), Manuela Veloso é uma referência internacional na investigação em robótica e inteligência artificial e foi uma das oradoras convidadas no Symposium 2017 da CMU Portugal, que decorreu na passada 4.ª feira, na Porto Business School. Uma iniciativa anual que pretende mostrar e discutir os avanços tecnológicos que estão a moldar o mundo contemporâneo e os mundos digitais do futuro.

A mulher que inventou os “cobots” - robôs colaborativos que partilham informação entre si e com os humanos – tem algumas dúvidas se, no futuro, humanos e robots serão amigos inseparáveis mas afirma que estes serão, pelo menos e com toda a certeza, amigos úteis.

 

Quando questionada sobre os avanços na tecnologia e o impacto que estes avanços terão no mercado de trabalho – o World Economic Forum prevê que, no futuro ,80% das profissões que hoje conhecemos deixarão de existir – Manuela Veloso concorda que a transição não será simples, por isso será necessário preparar as gerações. Às mais velhas [as gerações], ensiná-las como se redefinirem/reposicionarem, tirando partido do número muito maior das ferramentas disponíveis, quando comparando a outros momentos da História – acesso a informação, cursos online, maior mobilidade, ... Para as gerações mais novas, aconselha a que nas escolas se ensine que o processo de aprendizagem é um processo dinâmico. "Mais do que ensinar a disciplina específica ou capacidade específica, as escolas devem preparar os alunos para que estes desenvolvam competências de adaptação dinâmica ao que o mundo será."

 

Já sobre as escolas de negócio, Manuela Veloso acredita que estas poderão ter um  papel preponderante nas economias, na medida em que poderão ensinar empresas e individuos a usar este “novo mundo da informação” e a ajustar as suas estratégias,  permitido que as economias possam ser mais bem-sucedidas e, por consequência, a criar melhores sociedades.

 

"O futuro com tecnologia é uma chamada à Humanidade, podendo a tecnologia ser usada de forma positiva ou negativa. " 

Se as tecnologias foram inventadas por humanos, estes devem ser responsáveis por perceber como usar estas tecnologias para criar uma sociedade melhor. “Não seria uma pena, termos todas estas tecnologias e dados, e não saber usá-los bem e pelo bem?”, questiona Manuela Veloso. Para a investigadora saber usar bem a tecnologia é um desafio à Humanidade. “A tecnologia, em si, é desenvolvida, mas o uso da Tecnologia é criado pela Humanidade. Por isso, cabe a todos, sobretudo àqueles que estão mais envolvidos nestas áreas, e que têm maior perceção do impacto desta tecnologia, preparar as pessoas para fazerem o melhor uso possível das mesmas, no futuro”, conclui.